Masterchef Willian Peters passa a integrar a cozinha do Obst., em Curitiba

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Finalista da terceira temporada do reality MasterChef Profissionais incorpora seu estilo ousado e inventivo à proposta criativa do Obst., restaurante do premiado chef paranaense Lênin Palhano

 Criatividade e inquietude são as características mais marcantes do trabalho do premiado chef paranaense Lênin Palhano e seu restaurante Obst., inaugurado há três meses na região central de Curitiba. Estes mesmos atributos servem para definir o mais novo cozinheiro da equipe do Obst., o gaúcho Willian Peters.

Quem acompanhou a terceira temporada do reality culinário MasterChef Profissionais (2018), da qual ele foi finalista, teve a oportunidade de conhecer um pouco da personalidade e do estilo de cozinhar de Will, como costuma ser chamado. Sem medo de ousar, ele conquistou a torcida dos telespectadores com pratos inventivos e lúdicos, qualidades que ele agora incorpora às experimentações e pesquisas de Lênin e de seu braço direito, Julia Schwabe, 28 anos, chef de cozinha do Obst.

Em busca de um time eclético e com visões de mundo diferentes, Lênin Palhano está sempre atento a talentos que possam agregar à proposta de liberdade e experimentação gastronômica de seu restaurante. No Obst., não há menu fixo e os pratos variam a cada dia, conforme a disponibilidade dos melhores ingredientes. O despojamento se repete no serviço e no ambiente, que possui uma cozinha aberta com balcão para refeições e um bar de coquetéis comandado pelo mixologista José Augusto Swaiger, único finalista paranaense no concurso nacional Bacardí Legacy, em 2018.

Por intermédio do chef André Pionteke, também ex-participante do MasterChef, e que comanda o restaurante Kitsune, em Curitiba, Lênin conheceu Will e, já ciente de seu perfil profissional compatível com suas ideias, convidou o gaúcho para integrar a cozinha do Obst., chamado ao qual Will atendeu assim que provou a comida do Obst. “Conversei com o Lênin, vim para Curitiba, conheci a proposta do Obst. e o que eu comi é melhor do que 90%, ou mais, dos restaurantes que eu tenho frequentado em São Paulo. O Lênin criou uma ideia incrível aqui, que se encaixa muito bem com a minha ideia de cozinha”, explica Will.

Há uma semana trabalhando no Obst., Will vem se adaptando bem ao processo de criatividade coletiva que dá origem aos exclusivos menus diários servidos no restaurante. “Vem sendo muito fácil trabalhar com ele na cozinha, uma pessoa extrovertida e que com certeza vai se integrar ao time muito rápido. A entrada do Willian no time Obst. vem só para acrescentar cada vez mais experiência e diversidade ao grupo”, conta a chef Julia Schwabe.

 

Trajetória

Além da inventividade e do amor pela profissão, Will tem em comum com Lênin Palhano uma trajetória profissional iniciada quando ainda era muito jovem, aos 17 anos. De uma opção emergencial de renda, pois havia acabado de se tornar pai, a cozinha se tornou um caminho definitivo. Após cursar Gastronomia no Rio Grande Sul, em 2009 ele partiu para a Espanha, onde estudou Cozinha Criativa e Executiva no CETT, centro universitário de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Universidade de Barcelona. Nesse mesmo período, passou pela cozinha de diversos restaurantes, entre eles o renomado Diverxo, do chef Dabiz Muñoz, premiado com sua terceira estrela Michelin enquanto Will integrava a cozinha.

De volta ao Brasil, Will Peters escolheu São Paulo como morada, onde passou a atuar ao lado da chef Helena Rizzo, em seu restaurante Maní. Após ganhar visibilidade e reconhecimento por sua participação no MasterChef, Will também conquistou a amizade do chef francês Erick Jacquin, jurado do programa e proprietário do restaurante Président, no qual Will atuou como chef de cozinha até abril do ano passado.

O Obst. funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados, das 14h às 23h, na Alameda Prudente de Moraes (nº 983), no Centro de Curitiba. Para mais informações, acesse o site oficial do empreendimento: obstlugar.com.br.

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário