Crianças e professores de escola pública de Almirante Tamandaré terão “Oficinas de Pipa” como atividades sócioculturais

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Ação faz parte do fechamento da atual edição do Programa Guritiba. Além das oficinas,projeto promove doações de livros à Biblioteca da Escola Alvarenga Peixoto

 

Na próxima segunda-feira (23), o Programa Guritiba – projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias –, promove o fechamento da atual edição do projeto, com atividades voltadas à Escola Municipal Alvarenga Peixoto, localizada no Centro do município de Almirante Tamandaré. Na oportunidade, o programa irá integrar educadores e alunos em oficinas de construção, informações e execução de “pipa”, brincadeira popular que nasceu na China e foi trazida ao Brasil pelos portugueses, conhecida entre nós como ‘Soltar Pipa’ ou ‘Soltar Papagaio’. Serão abordadas teoria e prática sobre o brinquedo, como a construção do ítem, as questões físicas e os cuidados básicos na hora de soltar.

As oficinas serão ministradas pelo líder comunitário e especialista no assunto, Mauro Gonçalves, que se identifica com a prática desde a infância. Quando adulto, passou a promover a atividade entre pais e filhos, com a intenção de integrá-los por meio da arte de construir e soltar pipas. “A prática nasceu na China com o propósito de comunicação durante as batalhas que aconteciam no período e trazida ao Brasil pelos portugueses em 1596. O brinquedo aéreo é uma atividade que ensina a compreender quem direciona sobre estabilidade, aerodinâmica e equilíbrio. Além disso é uma movimentação que une diferentes gerações, como pais e filhos, professores e alunos”, explica.

Doações de Livros – Além das Oficinas de Pipa, o Programa Guritiba irá realizar doações de livros à biblioteca da Escola Alvarenga Peixoto, que contou com ajuda do projeto para ser montada em 2018. No total, mais de 300 títulos, que pertenciam a biblioteca particular da farmacêutica Berta Troib Gurovsky, farão parte do acervo literário escolar, dando mais possibilidades aos alunos de terem acesso ao conhecimento e a leitura. Além disso, obras de escritores paranaenses também serão doadas, fortalecendo o vínculo formativo das crianças com nomes da literatura do nosso Estado. “Encerramos esse ciclo do Programa Guritiba de forma muito bonita, levando uma ação que une as atividades educacionais, culturais e físicas, com as Oficinas de Pipa. Além disso, queremos fortalecer o conhecimento, deixando um patrimônio intelectual em forma de livros para os alunos da Escola Alvarenga Peixoto, uma instituição muito importante para Almirante Tamandaré e toda Região Metropolitana de Curitiba”, diz Carol Scabora, coordenadora do Programa Guritiba.

Programa Guritiba é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH Industrial, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, LaquilaPeróxidos do BrasilMercoBerneck e Schattdecor. Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook e Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br.

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário